Direção

Prof. Paulo Isaac da Rosa - Diretor


Iniciou suas atividades musicais aos 13 anos de idade no Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre - MG, no ano de 1982.

Em 1987, aos 18 anos, começou a lecionar Violão nos conservatórios de Pouso Alegre e Varginha, ambos em MG. Permaneceu na cidade de Varginha até 1992. Permanece até hoje em Pouso Alegre, passando pelas áreas de Violão e Prática de Conjunto. De 2004 a 2015 foi coordenador do departamento de violão do Conservatório.

Como violonista desenvolveu um estudo sobre a técnica de Abel Carlevaro com o profº. João Pires Argolo Filho e pelo profº. Eduardo Castañera. Já se apresentou em vários estados brasileiros, como: Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Formou-se no curso Técnico em Violão no Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre – MG (1987) e graduou-se em Violão no CBM (Conservatório Brasileiro de Música) no Rio de Janeiro (2002). Também fez o curso de Licenciatura Plena em Violão pela UNINCOR, em Três Corações – MG (2003).

É Pós Graduado pela FALC (Faculdade da Aldeia de Carapicuíba – SP) em Gestão Escolar, abrangendo as áreas de Supervisão, Orientação, Inspeção e Administração Escolar (2016).

Foi aluno de violão do Professor Fernando Pacheco (MG), Paulo Pedrassoli (RJ) e da classe do grande Professor e Violonista Henrique Pinto (SP).

Como bolsista, participou, em 1988, do XV Seminário Internacional de Violão de Porto Alegre - RS; assistido por grandes professores e violonistas do mundo, como: Giacomo Bartoloni, Paulo Porto Alegre, Walter Henzl, Graziela Pompônio, Hector Farias (Pedagogia do Violão), Eduardo Isaac e Miguelângelo Girollet.

Participou de vários concursos e festivais, tanto de música erudita, quanto de MPB; sendo premiado em vários deles, como arranjador e como solista, destacando o 2º lugar no Concurso Sul americano Rosa Mística de Violão (Curitiba – 1991); 3º lugar no IV Concurso Nacional de Violão Souza Lima (São Paulo – 1993); melhor arranjo e melhor instrumentista no III Encante (Andrelândia MG – 1993).

É membro fundador da Orquestra de Violões do Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre na qual atua como camerista e arranjador.

Como empreendedor cultural realizou os seguintes projetos: I Encontro Nacional de Violonistas em Pouso Alegre – MG (2008); Semana do Violão em Pouso Alegre – MG (2009); e desde 2010 dedica-se ao “Festival Pousoalegrense de Chôro”, projeto este ao qual trouxe para Pouso Alegre grandes nomes do gênero: Alessandro Penezzi, Danilo Brito, Chôro Rasgado, Marco Pereira, Choro das 3, Yamandu Costa e outros.

Em 2012 foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Cultural pela Prefeitura Municipal de Pouso Alegre- MG.

Em 2016 foi laureado com o título de “Comendador” da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes pelo SBACE (Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino) SP e em 2017 foi proclamado como “Chanceler Internacional” também pela mesma entidade.

Em janeiro de 2016 foi nomeado diretor do Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubstichek de Oliveira de Pouso Alegre – MG, onde permanece no cargo.

 

Profª. Cláudia Madeira - Vice-Diretora  


Iniciou sua formação musical aos 07 anos no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi em Uberaba – MG.

Concluiu o Ensino fundamental e o Curso Técnico em Piano no Conservatório Estadual de Música JKO, de Pouso Alegre onde recebeu orientações das professoras Ana Maria Silva Martins, Lucília Fagundes, Wilma Andery Fanuchi

e do professor Antônio Delorenzo e o Magistério de Educação Artística.

Bacharel em Piano pela Faculdade de Música Carlos Gomes – SP, sob a orientação do professor Fernando Reis.

Complementação Pedagógica em Música, Instrumento Piano pela UNINCOR – Três Corações - MG, sob a orientação da professora Wilma Zanela.

Especialização em Arte – Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UNB – Brasília – DF.

Participou de vários Master Class, Audições, Recitais, Concurso de Piano da Cidade de Pouso Alegre e do Curso de Inverno de Brasília – DF, (CIVEBRA), sob a orientação da Professora Maria José Carrasqueira e Encontros dos Conservatóriode Estaduais de Minas Gerais.

Começou a lecionar no Conservatório Estadual de Música JKO em 1985, ministrando ao logo de sua carreira aulas de piano, expressão corporal, musicalização, artes cênicas, artes plásticas, percepção musical, prática de conjunto e piano complementar.

Coordenou o Departamento de Piano e o Concurso de Piano Antonio Delorenzo, por vários anos.

Está na Vice Direção desde abril de 2020.

 

Profº. Danillo Jose Porto e Silva - Vice-Diretor