search
top

Contrabaixo Elétrico

      O contrabaixo elétrico é a ‘usina de força’ de qualquer grupo musical. Seu som pulsante, grave e marcante, preenche com vigor qualquer obra musical, sendo que em grupos musicais, não importa qual o estilo a ser executado, o contrabaixo elétrico é presença obrigatória e única em qualquer conjunto musical, tamanha sua beleza e importância.

      O contrabaixo elétrico exerce três funções na música:
                  • A primeira delas, é a função básica de condução, ou seja, de dar força e peso harmônico e fundamento rítmico ao conjunto em que faz parte.
                  • A segunda, é a função de instrumento improvisador e executor de melodias (temas) dentro de um conjunto musical, funcionando quase que como um cantor dentro de um grupo;
                  • A terceira, é a função de instrumento solo, ou seja, que executa temas (músicas) compostos exclusivamente ou adaptados para o contrabaixo ou que exijam uma atuação predominante e marcante do instrumento (atuando às vezes em duetos, o que origina efeitos muito interessantes).

      Durante todo o curso, o aluno será estimulado a aprender com métodos modernos (todos com auxílio de gravações em aúdio para que o aluno acompanhe estude o conteúdo em casa) , além de farto material didático, tais como livros, métodos complementares e video aulas, destinado ao aprendizado de técnicas específicas do contrabaixo elétrico (slap, two hands, tapping, palhetada ,harmônicos falsos, baixo sem trastes , etc.), além de aulas totalmente informatizadas, visando um dinâmismo e interação entre aluno, instrumento e música de forma lúdica e eficaz.

      O curso também tem uma vantagem extra que é a abordagem nas três variações mais utilizadas de contrabaixo elétrico na atualidade: 4 (quatro) cordas, 5 (cinco) cordas e 6 (seis) cordas. Há também a oportunidade de estudo no contrabaixo fretless (sem trastes).

      O repertório é voltado para música brasileira instrumental, temas de jazz (com e sem vocais), temas de bossa nova (com e sem vocais), blues, country music, rock (em seus variados estilos), funk americano, rhythm and blues, soul, etc. Além disso, há um diálogo franco e democrático entre professor e aluno para escolhas de músicas que se adequem ao gosto do aluno, à medida em que o programa pré estabelecido é cumprido.

      A duração das aulas são de, 50 minutos semanais para os níveis de Educação Musical e de 100 minutos semanais para os níveis do Técnico em Instrumento (profissionalizante).

      No Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre, o Curso de Contrabaixo Elétrico, faz parte do Departamento de Música Popular e conta com Giuliano Tiburzio como professor, que também já foi aluno desta cinquentenária instituição.

      Venha estudar este instrumento contagiante e versátil!

top