search
top

Viola Caipira

      A viola caipira ou viola brasileira, como é chamada por alguns musicólogos, apesar de sua origem européia, é hoje, felizmente um dos instrumentos mais
populares e difundidos em todo pais. Graças ao trabalho sério de músicos como: Roberto Corrêa, Mazinho Quevedo, Renato Andrade e outros, este instrumento saiu da marginalidade em que viveu até poucos anos atrás para ocupar um lugar de destaque e merecido respeito dentro da música popular brasileira.
      O curso de Viola Caipira é mais uma das muitas opções oferecidas pelo Conservatório Estadual Juscelino K. de Oliveira, em Pouso Alegre.
      Visando a preservação e a valorização da nossa cultura, no processo de aprendizagem o aluno estará conhecendo e interagindo com ritmos específicos do gênero sertanejo, como o cururu, cateretê, querumana, toada, pagode de viola, entre outros.
      O conteúdo programático engloba estudos e recursos técnicos específicos, que visam explorar as possibilidades e a riqueza sonora deste instrumento, além de um repertório diversificado que vai de Catulo da Paixão Cearense a Tião Carreiro, de M. Praetorius a Maurice Ravel, mostrando assim que a viola caipira é também um instrumento versátil como qualquer outro, e que pode ser utilizada na execução dos mais variados estilos musicais.

top